Educação é obrigação. Pelo menos aqui em casa.
33Uma vez, fui tomar sorvete com o meu pai, me lembro como se fosse hoje. Eu devia ter uns cinco ou seis anos de idade.
Assim que ele estacionou o carro na sorveteria, veio um garoto pedir uma grana pra cuidar do carro. Meu pai convidou o garoto pra tomar sorvete com a gente. O que me chamou a atenção foi o sabor do sorvete que ele escolheu: Macadâmia.
Hoje eu imagino que ele tenha provado todos os sabores a convite de pessoas como o meu pai e curtiu a tal macadâmia.
Outro dia estava na praia com a minha filha e assim que passou o carrinho do sorvete ela me olhou com aquela carinha de: Pai, quero tanto!! Como a paixão por sorvete vem de outras gerações, me levantei na hora pra realizar a vontade dela e a minha, claro! A Nina escolheu o dela, de uva. Assim que recebeu o produto, sorriu para o sorveteiro e disse um simpático: – Obrigada!
Ele me olhou surpreso e disse: – É a primeira criança que me agradeceu hoje.
Dessa vez, quem ficou surpreso fui eu. Uma palavra tão simples, que é a base da educação, caiu em desuso.
Falta de educação é uma das poucas coisas que eu não suporto.
A Nina está numa idade linda. Ela tem cinco anos e está descobrindo o mundo. Ainda não sabe ler e escrever, mas além do próprio nome, ela já escreve: Ike, Luciana e Tony.
Então faz desenhos e sempre escreve os nomes da família real. Intitulada por ela mesma. O papai é o REI, a mamãe a RAINHA, ela é a PRINCESA e o Tony, o PRÍNCIPE.
Demos um peixinho pra ela.
-Pai, ela é Macha? – Não minha filha, ela é Fêmea. – Ah, tá…
Quando temos filhos, podemos ver a passagem do tempo com maior clareza. Basta observá-los dormindo.
Ela está enorme. As atitudes variam entre bebezão e uma mocinha cheia de certezas.
Entendo que criamos os filhos pro mundo, mas é tão bom beijar e abraçar. Sei que daqui a pouco ela não vai mais querer saber de tantos chamegos. Ainda bem que fomos profissionais e tivemos o Tony. O cara tem apenas seis meses e eu já tenho altos papos com ele. Ele me olha no fundo dos olhos e tenho certeza que compreende. Daqui a pouco vamos começar as aventuras, por enquanto ele sorri e faz o maior sucesso com seu charme.
A Nina é muito observadora e adora aprender. Ela tem o vocabulário extenso e é muito articulada. Conversa com as pessoas e encanta a todos.
Nos nossos papos, ela aprende, me ensina muito e ainda diz: – Obrigada!
Agradeço todos os dias pela família real.
Sempre aguçantes à minha curiosidade os belos textos que relatam as descobertas e vivências da família real. Insisto em levantar a bandeira de que realmente a educação é o que falta é o primordial em uma pessoa, deveria ser inexistente a possibilidade de cruzarmos com pessoas que nem ao menos diz um Bom Dia, fico indignada ao extremo. O básico dos princípios de convívio é sim obrigação, uma pessoa que não deseja uma bom dia, que não agradece, não emite um sorriso já me convida a ficar bem longe dela. Educação responsabilidade e principalmente exemplo de pai e mãe. Parabéns sempre pela dedicação e sigamos rumo à contribuir com pessoas de bem no futuro.
Parabéns àqueles q dão a importância q realmente merece a EDUCAÇÃO familiar. Bem nesse ponto é que começa a estruturação de um povo ” socialmente saudável”.
Oi Ike!
Marcel e eu estamos de tios em tempo integral de dois pequenos, Olivia, 5 e Olavo, 3… Minha cunhada foi fazer uma cirurgia e ficaremos com os pequenos durante 20 dias.
É realmente incrível ve-los se desenvolvendo e é também uma luta diara que exige dedicação em tempo integral… Ufa!rs..
A Nina é linda como vc e a Lu. Certamente o Tony vai pelo mesmo caminho.
Grande beijo pra vcs.
Ah, que lindo ler isso, Ike!!!
Daqui de longe sempre acompanho e torço pela felicidade dessa família real.
Eu lembro de quando a Nina nem estava aqui ainda rs
Muita coisa mudou, mas ver o pai babão assim cria outra admiração além daquela pelas fotos que eu já via no Twitter de antigamente. =)
Parabéns pelo blog e pela família.
(agora a cobrança: cadê o açaí? cadê a pizza? rs)
Abração
Ike e Lu! Esse é o verdadeiro sentido da vida. Tenho tres filhos indo e que sabem dar valor Ias pequenas coisas. O menor tem 24 anose me ensina coisas magníficas até hoj. Principalmente o sentido da vida e o verdadeiro amr!! Parabéns pela linda família!! Bjs ao casaL1
Conheci a página pelo face da Luciana… e adorei o texto, o site todo… e mais ainda porque é um homem falando de filhos e família… hoje tem muitos blogs familiares, mas a maioria comandada por mulheres… e ver um pai falando dos filhos e família é sempre bom! Parabéns! e OBRIGADA por partilhar experiências. Família linda! Deus abençoe! Luciana top de linda… o que tem de altura, tem de simpatia! rs!
Adorei o texto .. acho muito interessante dar ênfase a esse tipo de assunto !!!!!
Boa tarde Ike.
Fiquei sabendo a pouco por sua esposa através do Facebook sobre o Site Fotografilhos.
Que família linda e abençoada, parabéns!
Venho através deste, agradecer a vocês por compartilhar as experiências em família conosco.
Eu sou casada, porém não tenho filhos, estamos(meu marido e eu) nos preparando para constituir uma família. Não é fácil, tenho muitos medos, mas olhando os exemplos de amor e cumplicidade da sua família real, me deixa muito animada, e cheia de esperança de que tudo vai ser fantástico. Vai dar tudo certo.
Abraços para a Família Real!!!
Sempre curti a família Jair Rodrigues,pelas musicas dele e dos filhos Jairzinho e Luciana Rodrigues .Vi esses dois meninos crescerem no meio artístico com a maior simplicidade mas com muito talento,que com certeza é genético, herdaram do pai .Hoje vejo os filhos tão graciosos e educados.Gostei do blog e da maneira como nos é apresentado. Parabéns pela a dedicação e pelo exemplo ,pois educação é tudo e dificilmente é encontrada nos dias de hoje.
Quando criança eu era fã do Jairzinho, no Balão Mágico, e depois em dupla…na adolescência fiquei apaixonada por toda a família, Jair Rodrigues, a Clo, a Luciana, com aquele sorriso lindo! Hj conheci esse site, fiquei encantada! A Nina e o Tony são lindos! Adorei seus textos, ainda não li todos, mas irei lê-los.
Esse texto sobre a educação, que algumas pessoas confundem com instrução e pensam que é algo que se aprende na escola, está ótimo, irei citar o exemplo da Nina para os meus alunos adolescentes.
Parabéns para a Luciana e para você por saberem educar os filhos, o mundo precisa de mais pessoas assim!
Um beijo para toda a Família Real.
Boa Noite, tô chegando aqui agora, adorei ler o que vc escreve, quanta delicadeza pra descrever o dia a dia com crianças, trabalho, sem babá enfim…
Meus filhos já são grandes mas quantas marcas eles deixam, quanto aprendizado e quanta sabedoria, tenho saudades deles pequenos, mas posso dizer que aproveitei cada momento e os transformei em seres humanos incríveis claro que tive ajuda do pai, da avó, das tias…
Eu já era apaixonada pela Lu (sou) e por todo família dela e agora te conhecendo vejo que não poderia ter escolhido pessoa melhor para ser o pai de seus filhos. Um grande beijo (Continue escrevendo que eu vou continuar lendo)
É verdade! a educação dos nossos filhos tem que vir de casa,porque uma palavra tão simples,mas com um significado de muito valor mostra que vocês estão no caminho certo. Parabéns pela linda família
Exemplo de amor a Familia, é tudo o que você passa para seus filhos,é isso que está faltando na humanidade… Parabéns!
Parabéns pela filha linda e educada! Educação vem de casa, vem da familia. Infelizmente muitas pessoas deixam para a escola também essa função. Escola deve dar instrução, mas a educação vem do berço, é assim que penso e sempre fiz em casa, com minhas filhas e netos. Vejo que a Luciana desde menina é essa jóia e a familia é a base de tudo. Familia linda! Felicidades, sucesso! Sempre com as Bençãos de Deus!
Tenho gostado de ler seus textos, quanta sensibilidade. Filhos como é bom tê-los mesmo sabendo que os criamos para o mundo. Também espero um mundo mais educado com as nossas crianças e as que estão por vir. Parabéns, a você e essa linda família.
Educação é essencial!
Obrigada! Bom dia! Por favor! Com licença! Palavrinhas que fazem toda a diferença, mas que infelizmente estão entrando em extinção.
Como pais e educadores temos a obrigação de disseminá-la.
Que possamos contribuir para um futuro melhor!
Que essa sementinha seja plantada e dê muitos frutos!
Parabéns!
Ótimo relato! Adorei! Infelizmente temos que nos admirar quando atos de educação acontecem, é muito triste mesmo! Tenho um bb de 2 anos e 5 meses e ensinamos desde sempre!
Lindo seu post! Tenho 3 filhos mas a caçulinha, com 3 anos, também encanta a todos com as suas palavrinhas mágicas: obrigada, por favor, com licença e…eu te amo!
Sua família é linda. Sou fã dessa família Rodrigues…admiração que passou de geração…minha mãe com Jairzão, eu com Jairzinho, Luciana…vou seguir, curtir e compartilhar seu trabalho. Parabéns pelos seus príncipe e princesa, sua rainha e seu trabalho.
Georgia
Aprendi muito com o Meu pai,principalmente no que diz educação..sou grata até hj e sinto a falta dele.É muito bom ver que ainda existem pessoas que se preocupam com o desenvolvimento dos filhos e o mais importante,que aprendem junto com eles.Parabéns!
Gostei muito desse texto. Hoje, infelizmente, presenciamos no dia-a-dia jovens desrespeitosos com os mais velhos, achando isso uma coisa natural. E os pais, muitas vezes, contribuem muito para essa atual falta de educação e de respeito para com os mais velhos. Fico triste, triste mesmo, e em se tratando de terceiros, vejo a cena e apenas reprovo mentalmente, mas se fizerem isso com minha mãe, por exemplo, eu não aceito mesmo, de jeito algum!!! Parabéns pela educação dos seus filhos! Abraços!
Q legal Ike!!! Parabéns!!! Coisas tão simples que fazem tanta falta!!!! Muito obrigada!!!! Bjs para a família ” real” linda de vcs!!!!!
Nossos filhos são espelhos do q somos. Devemos ensinar o melhor p que no futuro eles possam ser educados
Luciana,admiro essa família sem demagogia, cresci sabendo do caráter do seu pai, e não poderia ser diferente, tudo que trazemos em nossa bagagem tem muito de nossa família. Bjs Edilene
Simplesmente…lindo!
É SEMPRE BOM QUANDO TERMOS A FAMILIA POR PERTO, IMAGINA ESSA FAMILIA MARAVILHOSA…REAL.BJUS!!!
Parabéns….por toda essa dedicação…. Brigada em nos proporcionar, tais momentos de pura energia e felicidade, junto de nossos filhos…..Sou da época ..que meus filhos agradeciam em tudo que recebiam ou faziam…Muitas pessoas achavam exageros em serem tão educados e com idade média entre 04 e 09 anos na época…mas graças ao Deusão hoje ela com 24 anos ., casada professora de ingles….ele com 21 anos T.I…são pessoas abençoadas e iluminadas., levando consigo meus ensinamentos…isso ai Parabéns a essa familia linda abraços
verdade bom exemplo;o que tá faltando hoje em dia tem muita criança mal educada
Lindo texto, tenho uma filha de quatro e um filhinho de dois, sinto a mesma coisa…É uma delícia…
Sempre digo que meus filhos são ET’s (rsrsrs). Eles chamam a atenção dos outros pelo que pra mim é o básico – a educação. Tenho uma filha de 11 anos e o garoto de 3 anos, eles não começam o dia sem dar um beijo e um bom dia para a empregada. Agrada a todos que estão por perto, da vovó ao jardineiro da sexta-feira. Obrigado e por favor saem da boquinha deles com a naturalidade de quem já entende seu significado. Ficam todos “assustados” por eles proferirem palavrinhas em desuso entre os adultos. Amo meus filhos e provo educando-os.
Eu também agradeço,por ter o privilegio de poder compartilhar dessas historias tão íntima de você e sua realeza. Beijos para os reis e rainhas!
Bons exemplos, devem ser publicados, para serem inspiração de se semear o bem. Muito legal o relato, que se preze pela boa educação sempre. Amei o blog. Parabéns!
PARABÉNS PRA VOCÊS!!!!!!!IKE E LUCIANA.
NÃO CONSEGUI TER UMA FAMÍLIA REAL COMPLETA, SOMOS SÓ O REI E A RAINHA.
AINDA NÃO FOMOS “COROADOS” COM PRÍNCIPES E PRÍNCESAS…MAS, MESMO TRISTE
COM MINHA CONDIÇÃO, PAREI DE SOFRER, PRA SER FELIZ COM SUA LINDA
FAMÍLIA REAL.
SEJAM FELIZES PARA SEMPRE!!!!!!!!!!!
Encontrei esse seu blog e fiquei super encantada com seus textos, muito lindos!!!